Celulose Irani 77 anos


Sustentabilidade

Pés no chão, com o olhar já no futuro

Responsabilidade ambiental é um dos nossos principais compromissos, por isso escolhemos o Dia Mundial do Meio Ambiente para o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2017. Um documento que apresenta o desdobramento da nossa estratégia, nossa performance econômico-financeira e socioambiental, mas mais que isso: um compromisso público com a transparência e com a evolução para abraçar o futuro.

E esse abraço tem tudo a ver com a nossa essência. É desafiador, exige muito trabalho e a construção de relações de valor. É com foco neste objetivo que nos estruturamos com base em quatro componentes fundamentais desta jornada:

  • Direcionamento estratégico, porque abraçar o futuro é planejar o crescimento e a rentabilização do negócio.
  • Estratégia de pessoas, engajando e estimulando equipes de alta performance.
  • Cadeia de produção, buscando a excelência de toda a nossa cadeia, até o relacionamento com os nossos clientes.
  • Gestão socioambiental, porque queremos ser referência nas melhores práticas de sustentabilidade.

Os conteúdos abordados não são escolhidos ao acaso. Realizamos um processo conhecido como Materialidade, que consiste na apuração de temas relevantes para o nosso negócio com base em nossa visão interna e consultas aos nossos públicos de relacionamento. O resultado deste processo nos guiou na seleção dos temas desta publicação.

Divulgado anualmente, o Relatório de Sustentabilidade é um documento de transparência, prestação de contas e comunicação com todos os nossos públicos de relacionamento. Fazemos uso da GRI Standards (Global Reporting Initiative) e contamos com o apoio de diversos colegas das mais variadas áreas para garantir que o conteúdo que chegue a você seja adequado e interessante.

Antes de ser publicado, nosso Relatório passa por um processo voluntário conhecido como assurance. Assim, os dados não-financeiros são rastreados e verificados por uma empresa de verificação independente, também responsável por conferir a adequação do conteúdo à luz da metodologia utilizada e pela emissão de uma declaração de garantia.

Nossa jornada na elaboração de relatos desta natureza já tem mais de uma década. Iniciamos com o Balanço Social 2004, elaborado de acordo com a metodologia Ibase, e fomos evoluindo até a publicação do nosso primeiro relatório GRI, alusivo ao exercício de 2006.

Desde então, recebemos reconhecimentos nacionais e internacionais. O Relatório 2007 figurou na 8º colocação do Ranking da Pesquisa Rumo à Credibilidade da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e a SustainAbility. No ano seguinte, nosso relatório anual alusivo ao ano de 2008 alcançou a terceira colocação.

Ao longo do tempo, temos procurado inovar, evoluir e acompanhar tendências para que este material seja apresentado de uma forma cada vez melhor e mais atrativa. Por isso, desde 2015, o conteúdo na íntegra está disponível em um site, conferindo maior agilidade no acesso às informações.

Agora que já conhece um pouco da nossa trajetória na produção de relatos de sustentabilidade, que tal ficar por dentro da mais nova edição? O acesso é simples e cabe na palma da sua mão, por meio do site www.relatorioanualirani.com.br, com conteúdo adaptado para tablets e smartphones.

Acesse e boa leitura!

 

Relatório Sustentabilidade 2017 Celulose Irani