CARBONATO DE CÁLCIO
Uma das etapas do processo de recuperação da soda cáustica, utilizada na produção de celulose, é a caustificação, onde se incorpora cal virgem ao licor verde, transformando-o em licor branco, que retorna ao processo como soda cáustica e gera como resíduo o carbonato de cálcio.
Este resíduo industrial tornou-se um novo produto, sendo registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e licenciado para comercialização como um Corretivo de Acidez do Solo.
Em 2010, a Irani aderiu ao Programa Terra Boa, da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina com o objetivo distribuir o carbonato de cálcio aos produtores rurais do estado para viabilizar a conservação e a melhoria da qualidade do solo por meio da correção da acidez.
Anualmente, 40.000 toneladas deste produto são geradas, sendo encaminhadas aos três estados do sul. A empresa Calcários Trevo, parceira deste processo, é responsável pelo carregamento e distribuição do produto, gerando 6 postos de trabalho.
O projeto, além de criar uma nova cadeia de valor por meio de um novo produto, evita a geração de passivos ambientais com disposição do material em aterro, aumenta a vida útil do aterro industrial e consequentemente gera novos empregos e receita.