Irani

Embalagem

A Celulose Irani é uma das principais indústrias nacionais do segmento de embalagens e chapas de papelão ondulado. Em sua produção, utiliza papéis de várias gramaturas com excelente desempenho e chapas de papelão ondulado em ondas simples e duplas com rigoroso controle de qualidade e suporte técnico.

Para a fabricação dos produtos de papelão ondulado, a IRANI possui três unidades fabris nas cidades de Vargem Bonita (SC), São Paulo (SP) e Indaiatuba (SP).

As embalagens produzidas na Empresa possuem a certificação de Cadeia de Custódia  FSC®. Essa certificação garante que todo o processo seguido pelas matérias-primas certificadas é monitorado desde a floresta até o produto comercializado, além de outras madeiras de origem controlada, em conformidade com os requisitos FSC® .


  • Produtos de Papelão Ondulado

    Produtos de Papelão Ondulado
  • Assistência Técnica

    Assistência Técnica
  • História da Embalagem

    História da Embalagem
Conheça nossa linha de produtos de Papelão Ondulado

A IRANI produz para o mercado, além das caixas normais e corte e vinco com o sistema de montagem manual e automática, a linha HardSytem.

As tecnologias empregadas na produção da matéria-prima, papel para embalagem, proporciona produtos com gramaturas mais leves e com resistência superior.

Linha de Produtos Kraft
A IRANI produz caixas de papelão ondulado – tipo maleta ou corte vinco – com rigoroso controle de qualidade e suporte técnico.

O processo de impressão é a flexografia, que emprega clichês de borracha ou fotopolímero e tintas líquidas à base de água. O sistema proporciona secagem rápida e alta resistência à fricção.

Para produzir embalagens de alta durabilidade às condições da umidade, a IRANI empenha-se no desenvolvimento de tratamentos para capa e miolo, permitindo a proteção do produto final por mais tempo, mesmo em câmaras frigoríficas, por exemplo.

Linha de Produtos Kraft
As chapas de papelão ondulado IRANI são ofertadas em variada gama de composições. Produzidas com papelão reciclado e papel kraft, as chapas IRANI se diferenciam no mercado pela alta qualidade e resistência.

Capas internas, intermediária, externa e miolo e seu excelente aproveitamento asseguram a qualidade para o cliente.

As chapas de papelão ondulado da IRANI são oferecidas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

Linha de Produtos Kraft
A Caixa Antiviolação IRANI traz um sistema diferenciado e inovador que dispensa o uso de qualquer artifício de fechamento, devido ao mecanismo de travamento.

Além de servir para armazenagem e transporte, a caixa apresenta um item funcional de segurança que garante a integridade do produto e certifica que não houve violação durante a logística. Este produto se adapta a diversos tipos de utilização.

O produto será comercializado em todos os segmentos de alto valor agregado como, por exemplo, transporte de produtos têxteis, químicos, joias, equipamentos eletroeletrônicos, medicamentos, compras via internet, materiais via correio, entre outros.

A Caixa de Papelão Ondulado Antiviolação IRANI é confeccionada em uma única peça, o que facilita o processo de montagem.

Linha de Produtos Kraft
Para o desenvolvimento de embalagens customizadas, a Celulose Irani disponibiliza sua estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento e Assistência Técnica para produzir caixas que atendam e otimizem a logística específica de cada cliente. Oferece também cursos in company.

Com uma equipe especializada, a IRANI acompanha todo o processo de desenvolvimento da embalagem identificando oportunidades e sugerindo alterações, visando garantir a funcionalidade com redução de custos e aumento da eficiência produtiva.

Conheça os  treinamentos oferecidos pela área de Pesquisa & Desenvolvimento no link do P&D neste site.

Linha de Produtos Kraft
Os profissionais da IRANI disponibilizam para seus clientes um treinamento sobre manuseio de papelão ondulado. Ministrado pela área de P&D da Empresa, o treinamento é direcionado para os colaboradores que trabalham com cartonagens e visa contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos clientes. Saiba mais no espaço do P&D.
Linha de Produtos Kraft
Há indícios de que as primeiras noções de embalagem remontam à origem do homem, cerca de 500 mil anos atrás, na época do ancestral Pitecantropo. Criadas, inicialmente, para conter e transportar água e alimentos, as primeiras embalagens se constituíam de elementos encontrados na natureza, como chifres ocos, crânios de animais e grandes conchas.

Em aproximadamente 4.000 a.C., na Antiguidade, aparece a escrita. Nesta época inicia-se o intercâmbio de mercadorias entre a Mesopotâmia e o Egito. A embalagem, com conceito de contenção para transporte, armazenamento e finalidades comerciais, teve sua origem neste período. Os produtos eram acondicionados a granel e embarcados em navios. Os recipientes eram basicamente de argila e fibras naturais.

Com a necessidade de transportar produtos a longas distâncias, muda o olhar perante a embalagem. Por volta do ano 3.000 a.C., os egípcios iniciaram a confecção de garrafas de vidro, a partir da moldagem em areia. Eram recipientes rústicos, usados para acondicionar óleos, perfumes e cosméticos.

Com a evolução nos meios de transporte e intensificação do comércio, surge a necessidade de proteger os produtos transportados, evitando-se perdas e contaminações.


Linha de Produtos Kraft
Em 1856, dois ingleses, Healey e Allen obtiveram uma patente para o primeiro uso conhecido do papelão ondulado: aplicação em forros de chapéus. O papel foi alimentado um a um, em uma máquina de mão simples, feita de dois rolos corrugados.

Mais tarde, em 1871, surgia a primeira utilização do papelão ondulado como embalagem. O americano Albert L. Jones conseguiu a patente para embrulhar artigos frágeis, como garrafas de vidro.

Também nos Estados Unidos, em 1874, Olivier Long patenteou o conceito de unir uma folha lisa a um papel corrugado, para fortalecê-lo.

A partir de então, em 1881, alguns fabricantes dos EUA concentraram esforços para desenvolver um novo maquinário, pois acreditavam que o papelão ondulado fosse um novo conceito para embalar. Assim, surgiu a primeira máquina motorizada para a fabricação do papelão FACE-SIMPLES, logo apresentada aos europeus.

A primeira onduladeira conhecida foi projetada em 1895, por Jefferson T. Ferres, da empresa Sefton Manufacturing Co.

A caixa de papelão ondulado em paredes simples (capa, miolo, capa) foi usada pela primeira vez em 1930, por um produtor de cereais, que conseguiu a aprovação oficial deste tipo de embalagem para transporte.

Linha de Produtos Kraft
A primeira fábrica de papelão ondulado foi construída em 1935 pelos senhores João Costa e Ribeiro, que introduziram no mercado brasileiro o ondulado parede simples, até então importado da Alemanha.

 A produção de embalagens de papelão ondulado mostrou um rápido crescimento, acompanhando a Revolução Industrial. Nas décadas de 1940 e 1950, com o surgimento dos primeiros supermercados, a função vendedora da embalagem passou a receber maior destaque. Os aspectos visuais, como forma e cor, tornam-se cada vez mais considerados. Praticidade do uso, apelo estético e funcionalidade passam a ser quesitos fundamentais para condicionar o sucesso ou o fracasso de uma determinada embalagem.

Ciente do sentido fundamental que as embalagens adquiriram ao longo do tempo, a Celulose Irani oferece diversas opções de produtos. Pautada nas necessidades singulares de seus clientes, a IRANI desenvolve soluções customizadas de alta qualidade para atender suas demandas.

Agindo assim, com contemporaneidade em suas ações e transparência em seus relacionamentos, a IRANI tornou-se reconhecida nacionalmente no segmento de embalagens de papelão ondulado.

IRANI com informações da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

Linha de Produtos Kraft
Avalie:
Compartilhe: