Irani

Gestão para Sustentabilidade

A IRANI possui uma área de Gestão para Sustentabilidade que tem como missão, disseminar e reforçar o conceito de sustentabilidade entre os colaboradores e os diversos stakeholders.

Em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, a área busca promover atitudes cotidianas e inovadoras para a construção de uma Empresa comprometida com a sustentabilidade, buscando elevados padrões de governança pautados pela transparência e ética frente aos diversos públicos de relacionamento. 

A área ainda é responsável pela gestão dos projetos e investimentos sociais, pelo programa de voluntariado da Companhia, pelo conteúdo do Relatório de Sustentabilidade e apoio ao Comitê de ética.

Realiza também diversas ações em parceria com a área de Gestão Ambiental.  


  • Projetos Sociais

    Projetos Sociais
  • Voluntariado

    Voluntariado
  • Comunidades ao entorno

    Comunidades ao entorno
Os programas e projetos sociais são desenvolvidos em parceria com instituições sólidas.

O desenvolvimento das comunidades no entorno é incentivado por meio de investimentos sociais e participação em associações das localidades onde a Irani está inserida. A partir de parcerias ou do incentivo direto, apoia e/ou desenvolve projetos nas áreas de cidadania, educação, cultura, esporte e meio ambiente, com base na Política de Responsabilidade Social . Os principais projetos sociais são:

Projeto Aluno Destaque
Iniciado em 2013, oferece acompanhamento pedagógico a cinco alunos da E.E.B. Galeazzo Paganelli, em Campina da Alegria (SC), com o objetivo de incentivá-los a continuar seus estudos de forma excelente, focando no desenvolvimento profissional. Os jovens participantes do projeto são selecionados conforme critérios escolares de aproveitamento, assiduidade e bom comportamento. Cada aluno recebe uma bolsa como incentivo pela participação do Projeto.

Escola de Esportes SESI
Parceria com o SESI de Santa Luzia (MG) para o desenvolvimento de um núcleo de escolinha de futebol de campo, atendendo, média, 40 crianças e jovens entre 6 e 17 anos. Além da prática esportiva, a iniciativa trabalha a cidadania dos jovens, abordando temas transversais. As atividades são desenvolvidas no Grêmio da Unidade Papel MG.

Programa Atleta do Futuro
Parceria entre Irani, SESI SP e Prefeitura de Indaiatuba (SP) como foco no desenvolvimento da cidadania de, aproximadamente, 1.200 crianças e jovens entre 6 aos 17 anos, abordando temas transversais simultaneamente à prática esportiva.

Núcleos de iniciação esportiva da AJOV
Uma parceria com a Associação Joaçabense de Vôlei (AJOV) para o desenvolvimento de núcleos de iniciação do voleibol com crianças e jovens de 8 a 14 anos em Joaçaba, Vargem Bonita e Campina da Alegria (SC). Os núcleos são parte do trabalho da Associação com o intuito de fazer de Joaçaba e região um centro de excelência na formação de atletas de categorias de base para o voleibol, além de promover a inclusão social por meio deste esporte. Atende, em média, de 320 crianças.

Broto do Galho
Iniciado em 2008, o Projeto promove o desenvolvimento sustentável da comunidade de Campina da Alegria (SC) por meio de um núcleo produtivo de artesanato a partir de resíduos industriais, estimulando a integração social e a geração de renda extra aos participantes. Conheça mais sobre o projeto acessando ao site www.brotodogalho.com.br.

Junior Achievement
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios. Sem fins lucrativos, busca despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, por meio da parceria firmada com seus mantenedores. Na Irani, esta parceria é estendida para os estados de MG, SP, SC e RS. Os colaboradores participam, voluntariamente, de capacitações para a aplicação dos programas da parceira em escolas públicas e privadas, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.  

Instituto Guga Kuerten
A parceria institucional com o Instituto Guga Kuerten visa oferecer oportunidades de transformação social por meio do apoio técnico-financeiro a projetos de organizações sociais que se dedicam ao desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência.

A Irani estimula as atividades voluntárias assumindo este compromisso em sua Política de Voluntariado Empresarial e no desenvolvimento de projetos sociais para as comunidades ao entorno de suas unidades de negócios.

Preocupada com as comunidades do entorno e com o bem-estar e desenvolvimento profissional de seus colaboradores, mantém uma parceria com a Junior Achievement em todos os estados de suas Unidades de negócio e escritórios.

A Junior Achievement é uma organização sem fins econômicos e tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, despertando, desde o ensino fundamental, o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a econômica, facilitando assim seu acesso ao mercado de trabalho.

Essa parceria possibilita que os colaboradores participem, voluntariamente, de capacitações para a aplicação dos programas da parceira em escolas públicas e privadas, despertando nos jovens o espírito empreendedor. Visa também, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Voluntariamente, os colaboradores também realizam ações pontuais em organizações das comunidades no entorno como: doação de sangue, contação de histórias, campanha do agasalho, campanha de natal e atividades de revitalização de patrimônio e lazer.

As comunidades no entorno das unidades fabris são foco para os investimentos sociais da Irani.

Consideramos como entorno, as localidades onde residem a maior parte dos nossos colaboradores e que são diretamente impactadas pelas nossas atividades produtivas e tomadas de decisão.

Para contribuir com o desenvolvimento dessas localidades, a Irani investe em projetos socioambientais e, sempre que possível, na compra de produtos e contratação de serviços locais.

Avalie:
Compartilhe: