Irani

História


Reviva conosco a memória desses 74 anos marcados pelo empreendedorismo e pela inovação.

Em 9 de outubro de 1940 nasce John Lennon, o mais famoso dos Beatles.

Vinícola Rio Grandense: como tudo começou

Em 1939 e meados de 1940, começavam os movimentos da Segunda Guerra Mundial. Os submarinos alemães torpedeavam os navios mercantes e com isso dificultavam as exportações e importações de produtos industrializados. 

O Brasil importava muito papel e pasta de celulose, e em virtude da Guerra, o produto estava com dificuldade de chegar aos portos brasileiros. Surge assim, um novo ramo industrial, o de papel e celulose.

Diante deste contexto, no Rio Grande do Sul, a Companhia Vinícola Rio Grandense de Caxias do Sul (RS) viu o mercado de vinhos finos diminuir. Como detinha boa reserva de capital, decidiu investir em outro mercado: o de papel e celulose.

Para um estudo de viabilização, os diretores da Vínicola, Galeazzo Paganelli e José Moraes Vellinho resolveram enviar um emissário em busca de pinheirais nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Essa tarefa foi atribuída a Alfredo Fedrizzi, homem de confiança que durante onze anos provara sua dedicação e sua habilidade na sociedade Vinícola Rio Grandense.

Inicia assim, a história da Celulose Irani S.A.

Avalie:
Compartilhe: