Resina

Unidade Resinas da IRANI recebe certificações ISO 9001 e FSC® para Manejo Florestal e Cadeia de Custódia

A Unidade Resinas da Celulose Irani em Balneário Pinhal, Rio Grande do Sul, acaba de conquistar o certificado ISO 9001: 2008. Essa certificação atesta que a Empresa possui um Sistema de Gestão da Qualidade com compromisso formal aos princípios que regem a norma, que está estruturada para atender aos seus respectivos requisitos e que busca a melhoria contínua, de modo a oferecer produtos de qualidade assegurada aos clientes.

“Esta conquista é fruto da criação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que tem como base os princípios que regem a norma e contou com o envolvimento de todas as áreas da Unidade”, diz Leandro Farina, gerente de gestão para excelência da Celulose Irani. “Passamos por um rigoroso processo de auditoria interna, antes da auditoria do Organismo Certificador, e a partir dos resultados, conseguimos materializar o alinhamento da Unidade às melhores práticas do mercado, bem como manter nossa atuação voltada para atender às necessidades dos nossos clientes”, completa.

Além da ISO 9001, a Unidade também comemora a conquista da certificação FSC® (Forest Stewardship Council) para o manejo florestal (FM) (C116791) e para a cadeia de custódia (CoC) (C120229). O FSC é o selo verde mais conhecido do mundo e atesta a atenção dada pelo empreendimento florestal às questões sociais, ambientais e econômicas. Esse selo orienta compradores e consumidores sobre a origem da matéria-prima florestal, já que exige o rastreamento da mesma desde a sua colheita até a comercialização do produto acabado, para o consumidor final.

Com essas conquistas, a Unidade Resinas da IRANI passa a ser a primeira empresa produtora de breu e terebintina do mundo a receber os certificados FSC®. A determinação da alta liderança da Empresa, através dos diversos investimentos realizados nos últimos anos, bem como o empenho e a dedicação de todos os colaboradores da Unidade, que fazem uso das melhores práticas florestais e industriais do mundo, justificam as recentes conquistas reconhecidas pelo órgão certificador.

Para Paulo Ribeiro, gerente da Unidade, as conquistas representam não apenas a qualidade dos produtos, mas, principalmente, a confiabilidade, que é assegurada por rigorosos padrões de processos internos. “As certificações contribuem para assegurar a confiabilidade dos nossos produtos e fortalecem o nosso compromisso em estabelecer relações éticas e transparentes com os nossos clientes”, finaliza.